O Fisioterapeuta é um profissional de saúde altamente qualificado e autónomo. Este intervém na promoção da saúde e prevenção da doença, além da sua reconhecida intervenção a nível do tratamento e reabilitação de diferentes condições clínicas. Utiliza o potencial de movimento de cada indivíduo para restabelecer a sua melhor capacidade, contribuindo para a melhoria da sua saúde ao longo da vida.
Assim, a avaliação do Fisioterapeuta é a base da sua intervenção. Onde, além de se identificar possíveis estruturas lesadas, as necessidades e objetivos do indivíduo se tornam a essência da mesma. No Centro Clínico Andar a qualidade de vida e a busca pela Autonomia do paciente são sempre os focos do Fisioterapeuta. Sendo, por isso, os objetivos da intervenção estabelecidos consoante a necessidade e compromisso do indivíduo, de modo a atingir a excelência dos cuidados de saúde.
A importância da presença da fisioterapia do trabalho surge com o crescimento das organizações e a exigência das tarefas, pela sua complexidade ou carácter repetitivo, havendo, no atual contexto socioeconómico, um crescente aumento da prevalência dos distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho.
O fisioterapeuta atua no contexto empresarial visando melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores através da avaliação do contexto laboral do indivíduo, da prevenção de ocorrências e do tratamento no caso da presença de lesões.
Ao prevenir doenças crónicas e distúrbios osteomusculares que possam ser resultado de lesões adquiridas por esforço repetitivo e, por consequência, levar à diminuição temporária ou permanente da produtividade, a fisioterapia desempenha um papel significativo na saúde do trabalhador.
A avaliação da ergonomia do espaço de trabalho e a aplicação de intervenções preventivas que favoreçam a redução do stresse ocupacional, promovam a melhoria da postura e otimizem os movimentos realizados durante a atividade, são essenciais para minimizar riscos de lesão no desempenho da prática laboral.
Com a fisioterapia preventiva é possível providenciar condições de conforto e segurança aos empregados, obtendo-se assim a melhoria da qualidade do ambiente de trabalho e consequentes diminuições da ausência por lesão, aumento da produtividade e redução dos custos de produção.
Torna-se evidente a necessidade de implementar programas terapêuticos adequados ao contexto laboral que possam ser aplicados no próprio ambiente de trabalho com o intuito de beneficiar a saúde do profissional e, ao mesmo tempo, o rendimento da empresa.
No Centro Clínico Andar cada área de intervenção da Fisioterapia (músculo-esquelética, cardio-pulmonar, neuromuscular, desporto, saúde da mulher, entre outras…) possui um conjunto de técnicas especializadas próprias baseadas na evidência científica.
Em suma, para além da aplicação de exercícios específicos à condição clínica do indivíduo, em acompanhamento, damos também primazia a técnicas “hands on”, como mobilização articular, tecidular (cicatricial e muscular).